segunda-feira, 23 de julho de 2007

Sana 7 - eu fui!

Nos dias 20, 21 e 22 deste mês, mais precisamente na sexta, sábado e domingo passados, ocorreu aqui em Fortaleza o Sana 7, o maior evento de anime/mangá do Norte e Nordeste. Eu, meio receoso pela ausência no cenário otaku nos últimos anos tempos, acabei indo ontem, domingo, para prestigiar o último dia do evento. E, de fato, meus receios se foram por completo.

Eu confesso que a idéia de um monte de gente vestida com roupas de heróis sempre me foi um pouco ridícula, apesar de eu mesmo já ter feito isso tantas vezes no teatro. Não exatamente com roupas de heróis, mas ainda assim de forma ridícula. Hoje eu posso afirmar que tudo isso faz parte da graça toda da coisa (?!?). Haviam cosplayers por todos os lados. Tinha o Squall de Final Fantasy VIII, o Terry Bogard de Fatal Fury, um monte de clones do Naruto, um Airton Senna, um Seu Madruga, gente vestida de robô gigante, com cabelo colorido, orelhas de coelho/gato/elfo, meninas com roupinha de colegial, um urso amarelo gigante e uma versão perfeita de Jack Sparrow, incluindo todos os jeitos e trejeitos do capitão. Tudo era uma grande e divertida brincadeira - muito mais sadia, eu diria, que algumas brincadeiras denominadas "adultas".

Entre as atividades do evento incluíam-se exibição de animes, salão de games, torneios de trading card games, apresentações de bandas de rock e muito mais. Foram especialmente convidados Leonardo Camilo (o dublador de Ikki de Fênix), Erica Awano (desenhista do mangá Holy Avenger), Marcelo Del Debbio (escritor de diversos RPG's, entre eles Arkanum e Trevas), Waldyr Sant'anna (o dublador do Homer Simpson) e Arnaldo Oka (tradutor-chefe dos mangás da JBC). A galera fez diversas perguntas, e foi realmente muito interessante ver aqueles talentos "anônimos" ao vivo. Posso lhes dizer basicamente que: A - A Erica é uma japinha muito simpática; B - O Waldyr é mais engraçado dublando o Homer; C - O Marcelo é extremamente inteligente, mas sua presença ficou apagada; D - O Leonardo parece gente fina, mas eu continuo não gostando de Cavaleiros do Zodíaco; e E - eu acho que o Arnaldo parece um nerd nipônico.

Quando não estava jogando umas partidinhas de Tennis em Wii Sports, ia para a sala de exibição de animes, onde foi apresentado o longa-metragem de live-action de Death Note (sinceramente, prefiro o anime). Apesar de eu ter aguardado ansiosamente o episódio 2 do anime de Devil May Cry, baseado no game para PS2, acabei chupando dedo. Entre um bloco e outro os otakus soltavam seus dotes musicais em karaokês, nos quais eles arriscavam os maiores clássicos dos seriados japoneses. Não pode-se dizer que a maioria cantava exatamente bem, mas como eu disse, tudo isso faz parte da graça toda da coisa.

E falando em música, o evento foi encerrado com chave de ouro. Akira Kushida e Takayuki Miyauchi, intérpretes de músicas de grande sucesso em seriados como Jaspion, Sharivan, Jiban, Kamen Rider Black RX e Bioman, deram um show de performance e animaram todo mundo com seu jeito divertido e as músicas que marcaram nossa infância. Apesar de eu não ter acompanhado muitos tokusatsu naquela época, é indescritível definir a emoção de cantar "Go, Go, Power Rangers" com centenas de otakus. Me senti finalmente em casa aqui. Sr. Akira e Sr. Takayuki revezavam o show, trocando de roupa regularmente. Na sua segunda entrada o Sr. Takayuki apareceu com uma roupa que inevitavelmente me fazia lembrar o Sydney Magal. Já o Sr. Akira veio com um conjunto que brilhava de todas as cores do arco-íris. Isso, claro, sem esquecer as performances extras do Daileon e Satan Goss fazendo a dança do siri com os japas. Sem dúvidas foi um momento memorável.

Enfim, depois de um dia inteiro sem almoçar nada mais do que um cachorro quente e um salgado misto, sem sentir minhas pernas e com a voz e a audição severamente prejudicados, encerrei o dia com alguns reais a menos na carteira, duas blusas novas, um ombro deslocado e um sentimento profundo de que valeu a pena. Ano que vem tô lá de novo, preferencialmente com uma turma e vestido de Pikachu gigante.

Inté!


Fotos do Sana 7:
Capt. Jack Sparrow / Cyrax / Jiraya / Sr. Popo / Squall & Rinoa / Ursinho Amarelo / Lara Croft / Goku & Vejita / Gugu / Ajudem-nos a fazer uma Genki Dama

Vídeos do Sana 7:
Daileon canta e dança / Sr. Akira canta "É isso aí" / Sr. Takayuki canta Garçon Winspector / Kame Rider toca Jaspion / Apresentação do cosplay de FFVII / Emo Aranha ataca o Sana / Hard Gay no Sana

Confira mais no blog Sedentário e Hiperativo, clicando aqui.

_______________________________

Em tempo: Eu não sou o responsável pelos vídeos e nem pelas fotos. Meu celular não bate foto e nem filma porra nenhuma. A medida que eu encontrar mais coisas, vou editando este tópico (ou não).

Ainda em tempo: No momento em que eu estou digitando isso, hoje no Japão já é amanhã.

Nenhum comentário: