sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Rode vídeos e música no PS2!

Eu descobri recentemente que o PlayStation 2 não serve só pra jogar aqueles games violentos, mas também pra assistir filmes em formato divx e ouvir suas mp3 de roqueiros viciados prediletas. Existe um software homebrew criado para PS2 chamado Simple Media System, ou simplesmente SMS, capaz de rodar vídeos divx e áudio mp3 no seu console.

Para começar a se divertir com sua nova descoberta, baixe uma das imagens que eu estou disponibilizando no final do post e grave numa mídia virgem, dependendo do tipo de imagem que escolheu (CD ou DVD). É necessário que você possua algum tipo de chip de destrava no seu console. Caso contrário, você vai precisar do Swap Magic (pesquise esse por sua própria conta).

Eu uso a versão em mídia CD, pois é mais rápida de gravar. O fato de as duas imagens terem tamanhos tão diferentes quando descompactadas é simplesmente porquê é recomendável colocar um arquivo dummy pra ocupar espaço na mídia, evitando forçar o canhão de leitura do console ao tentar enxergar um arquivo de míseros 700 KB num disco inteiro praticamente vazio. Na imagem do CD o dummy tem 256 MB, enquanto na imagem do DVD ele tem 2 GB. Mesmo assim, o tamanho de cada um dos dois compactado é de menos de 800 KB, ou seja, qualquer que seja a sua opção, isso não afetará o download. E pra acabar com lendas urbanas, rodar CDs no PS2 NÃO estraga o canhão de leitura! Falo por experiência própria, pois vivo jogando games antigos do PSX.

Recomendo usar o Alcohol 120% para as gravações. Para a versão em CD, mídias LG ou Sony à velocidade de 8x. No caso do DVD, mídias Ridata ou Sony à 4x, no máximo.

A interface é simples e bem agradável. Para rodar seus arquivos, pode-se usar 3 meios: CD, pen-drive ou HD. Não é possível rodar arquivos de um DVD. Para rodar arquivos de um CD, depois que o programa carregar, retire o disco com o programa do drive e insira outro disco qualquer com seus arquivos. O programa já estará carregado na memória do console e você só precisará novamente dele quando resetar o PS2. Já para a pen-drive, talvez seja necessário habilitá-la em Settings antes que o ícone do dispositivo apareça no topo da tela. Não poderei ajudar quanto ao HD, mas deve ser semelhante à pen-drive. Você pode salvar suas configurações. Elas ficarão no Memory Card e você só precisará alterá-las uma vez.

O programa roda perfeito e limpo, com gráficos de espectro para os arquivos mp3 e, o melhor de tudo, reconhecimento de legendas nos divx! Nada de assistir Heroes na tela do PC. Você ainda pode configurar as legendas, alterando a cor e adicionando fundos opacos, se preferir.

____________________________

Link para as isos: www.4shared.com/dir/8893287/893de0d3/SMS_Player.html

Manual em português: www.ps2-scene.org/sms/SMSMANUAL/HTML-single/pt/SMS.html

Nenhum comentário: