quarta-feira, 4 de julho de 2007

Games para ouvir

Você alguma vez já assistiu um filme cuja trilha sonora era tão boa que te fazia rever a mesma cena algumas vezes, apenas para ouvir aquela música de novo? Talvez não, mas é inegável que a música traz para um filme o clima e o tempero perfeitos para cada cena. Nos games, é claro, isso não poderia ser muito diferente.

A música nos games exerce um papel fundamental, ambientando o jogador nos cenários e no contexto do jogo. Porém, não muito raramente, pode-se notar que certas composições conseguem conquistar brilho próprio, independente do game. Trabalhos realmente incríveis podem ser observados em games da série Final Fantasy, The Legend of Zelda, Metal Gear Solid, entre outros. Estes games costumam ganhar seus próprios álbuns de trilhas sonoras, lançados em sua maioria no Japão e Estados Unidos. De fato, existe um grande evento que viaja ao redor do mundo chamado Video Games Live, que consiste basicamente de uma orquestra executando os maiores clássicos e sucessos dos games, com imagens do jogo num telão ao fundo. Alguns compositores ganharam grande nome dentro deste tipo específico de mídia, como Nobuo Uematsu e Koji Kondo, o responsável pela trilha sonora da série "The Legend of Zelda". Da mesma forma, alguns games obtiveram sucesso quase que imediato ao utilizarem a música como seu tema principal, como se pode notar nas séries Dance Dance Revolution, Guitar Hero e Beatmania.

Mas é claro, apenas falar não basta. É preciso ouvir para entender o que eu estou dizendo. Portanto, logo aí do lado você já pode dar o play no novo playlist deste humilde blog, que possui neste momento uma seleção de 12 músicas de 6 games que eu joguei e me despertaram a atenção. Claro, eu não espero que todos gostem do que eu escolhi para mostrar, e é provavel que um não-gamer não veja a mínima graça nas músicas, mas fica o recado. Porém, se por acaso você curtir as canções e realmente quiser entrar mais fundo para ver o que há, abaixo eu listo alguns sites que me ajudaram muito.

>> Kingdom Hearts Insider
Trilhas recomendadas: Metal Gear Solid 3 - The First Bit, Legend of Zelda - Sound and Drama.

>> Galbadia Hotel
Trilhas recomendadas: Final Fantasy VII - Adventure Children, Chrono Trigger - Brink of Time.

>> Blue Laguna's Media Archive
Trilhas recomendadas: Okami - Original Sound Track, Silent Hill 2 - Original Sound Track.

Claro, isso não é nem de longe tudo que há de bom em cada site, e também pode ser encontrado muito mais conteúdo pela internet. Caso alguém venha a ler esse post (até parece) e conheça algum bom site de trilhas sonoras de games, sinta-se a vontade para colocar aí nos comentários.

__________________________________


Edit [09-10-2007]: As músicas no playlist foram mudadas, mas você ainda pode aproveitar os links pra baixá-las nos sites que eu selecionei. Vale a pena.

Nenhum comentário: