segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

A lenda de Beowulf - O melhor filme do ano!

Antes de afogá-los numa enxurrada de elogios para este incrível filme, comecemos do início:

Estava eu numa tarde de sábado decidindo qual seria meu programa para aquele dia. Minhas opções eram: 1 - Derrotar The Boss e terminar Metal Gear Solid 3 no meu PS2, curtir a animação do final e começar outro jogo, estendendo minha jogatina até bater o sono, ou; 2 - Ir ao Shopping Iguatemi, assistir um filme e poupar The Boss até à noite. Fiquei com a segunda opção. Essa coisa de ficar em casa em frente à TV jogando videogame o dia inteiro não deve ser muito saudável...

O comentário geral na internet circulava em torno desse tal de Beowulf. Beowulf? Não conheço. Provavelmente mais um filme baseado em livro. De acordo com a Wikipédia, "Beowulf (c. entre 700-1000 d.C.) é um poema épico tradicional, escrito em inglês antigo com o emprego de aliteração. Com 3.182 linhas - mais longo do que qualquer outro poema em inglês antigo -, representa aproximadamente 10% do conjunto da literatura anglo-saxã. O poema não contém um título no manuscrito, mas é conhecido como Beowulf desde o começo do século XIX. É o mais antigo poema escrito em língua moderna e dos mais célebres poemas épicos, um marco na lieratura medieval. Este épico poema serviu como uma das fontes de inspiração para a obra de Tolkien, O Senhor dos Anéis." Isso por si só já merece meu respeito, então, fui conferir.

Logo na primeira cena, qual não foi meu espanto ao notar que se tratava de um filme totalmente feito em Computação Gráfica! Foi aí que eu entendi porquê alguns chamavam-no "Beowulf em 3D"!!! Mas não pense que esta é uma animação infantil, longe disso. É um filme épico, grandioso e de uma arte inigualável. Os modelos 3D dos personagens beiram o realismo, com expressões naturais e movimentos fluidos. Na maioria das cenas, se pausarmos a imagem, é impossível não acreditar que se trata de um ator de carne e osso. Aliás, outro ponto interessante é que o elenco do filme é formado por, só pra citar alguns, Angelina Jolie, Anthony Hopkins e John Malkovich, todos modelados em 3D. Angelina (olha a intimidade), por sinal, aparece peladinha, com os polígonos de fora, o que reafirma minha palavra de que esta não é uma animação infantil.

Mas e o filme? Acho que agora vem a enxurrada: Perfeito! Magistral! Épico! Empolgante, valoroso, uma obra-prima do cinema moderno. Um conto como não se via a muito. Beowulf (que não é o monstro do cartaz, como eu julgava a início) é um guerreiro que vive de recompensas por seus atos heróicos. É ele quem se oferece para destruir o monstro que atormenta o salão do rei Hrothgar e livrar seu povo do tormento. Não vou contar o filme pra não estragar nenhuma surpresa, mas esperem por muitos feitos grandiosos e nitidamente impossíveis para um ser humano. É inverossímel? Claro que sim! Por isso se chama "A Lenda de Beowulf". A história não se baseia nos fatos, mas na forma como ela foi contada ao longo das gerações. Heróis são criados e enaltecidos nas canções dos bardos (embora nos tempos atuais este não seja mais o nome correto para eles), e este filme não é diferente.

Se você gosta de RPGs de mesa, assista! Se gostou de "O Senhos dos Anéis", vá e veja como se faz um filme épico de verdade! Se é chegado numa ação, vai! Curte uma sacanagem? Vai! Tá de bobeira? Vai! O mais importante é assistir agora este grande filme, porquê quando sair em DVD, você vai se arrepender profundamente de não ter visto tudo isso na telona e em Dolby Digital.

Depois não diga que não avisei.


Nenhum comentário: