quinta-feira, 29 de novembro de 2007

War in Rio (?)

Quem conhece o War, o famoso jogo de tabuleiro da GROW? Talvez você até conheça (se não, clique aqui), mas este com certeza é novo pra você: War in Rio.

Pois é! O projeto é do Fábio Lopez, de 29 anos, que é carioca e designer formado pela Esdi. O cara adaptou o War clássico, com o mapa mundi, para o mapa da cidade maravilhosa, tudo com as zonas e as favelas devidamente delimitadas. A pesquisa foi detalhada e o mapa foi desenhado com base em fotos de satélite do Google Earth. E a personalização não ficou só no tabuleiro: as cartas de territórios, como não poderia deixar de ser, agora vem com títulos como "Jacarezinho", "Chapéu Mangueira", "Salgueiro", e por aí vai. Já os continentes foram denominados por "Zona Sul", "Av. Brasil" e "Baixada", por exemplo.

O mais divertido ficou para os objetivos, que agora consistem em "Conquistar 24 favelas à sua escolha", "Eliminar as milícias da cidade do Rio de Janeiro", entre outros. Os exércitos receberam denominações próprias, não sendo chamados apenas pela cor. Agora o exército preto é o BOPE (claro), o azul é a PM, o vermelho é o Comando Vermelho... você já sacou. Tudo com um acabamento perfeito e muito profissional.

Claro, no final das contas esta é uma bela crítica ao governo com relação à realidade da cidade e do país como um todo, que sofre com a criminalidade e a insegurança de uma sociedade onde o crime, se não compensa, danifica e deturpa a liberdade de todos.

As regras do jogo permaneceram inalteradas. Agora só me resta saber SE e QUANDO eu vou poder pôr minhas mãos nessa beleza. Não creio que ele pense em comercializar, por questões de copyright, mas ele bem que poderia distribuir os arquivos de imagem dos baralhos e do tabuleiro.

Mais detalhes sobre o jogo e outras imagens podem ser vistas no blog oficial do projeto: jogowarinrio.blogspot.com.

Nenhum comentário: