terça-feira, 8 de julho de 2008

Malditos noobs...

Atualmente uma das coisas que tem me deixado mais triste é ver todo esse burburinho em torno de Metal Gear Solid 4 e não poder jogá-lo eu mesmo (o que significa que eu sou muito feliz, sendo esta minha maior tristeza). Terminei recentemente o primeiro jogo (para Playstation 1), só pra ver se conseguia cobrir o vácuo. Busquei vários vídeos no YouTube só pra poder, pelo menos, ver a jogabilidade e um pouco da história, coisa que eu fazia há uns 10 anos atrás, vendo a galera jogando na locadora e sem um centavo no bolso.

Eis que ontem, passando no Shopping Aldeota aqui em Fortaleza, vejo um quiosque de venda de consoles com MGS4 em exibição. A loja estava sob cuidados de dois caras cujos nomes não sei e nem importa muito. O fato é que um dos caras estava jogando o game, e eu, claro, não podia deixar de presenciar esta obra de arte numa tela grande de LCD. Porém, logo me intediei, pois o cara só rodava de um lado para o outro dentro de um casebre de madeira, passando várias vezes pelo mesmo lugar. Percebi que aquela era uma batalha contra um chefe, pois havia uma barra de energia no canto da tela referente à laughing octopus. Ele certamente também sabia disso, mas com certeza não tinha a menor idéia de como encontrar e atingir o inimigo. Só ficava naquela de correr em círculos de um lado para o outro.

De um lado para o outro.

E de volta.

E pra lá novamente.

Fiquei de saco cheio. Não aguentei e comecei o que chamamos de "peruagem", o que, basicamente, se baseia em dar palpites no jogo dos outros, correndo o risco de ser um grande chato.
- Usa o codec e fala com o coronel, cara. Não tem o coronel nesse não? Ou então com o Otacon.
Veja, só amigo. Eu nem sabia quem era o superior do Snake nessa versão, e o pobre infeliz tampouco saberia quem diabos é o Otacon. Para meu alívio, ele sabia o que era o codec, e logo estavamos ouvindo a típica dica de Otacon para enfrentar o chefe da vez.
- Snake, Laughing Octopus usa uma camuflagem semelhante à sua e é um mestre no disfarce. Use sua furtividade e localize o inimigo. Tenha cuidado, Snake. - ou algo parecido. Como bom peru, minha dica foi: "Fique escondido em algum lugar e espere ele passar sem te ver. Então você ataca". O pobre coitado resolveu, então, ficar de joelhos num canto de parede, achando que estava muito bem escondido. Se aquilo era ficar escondido pra ele, com certeza não era o melhor no pique-esconde quando era garoto. Fiquei na minha só pra ver no que ia dar.

Fiquei na minha.

Snake de joelhos.

Num canto de parede.

Parecia até que estava de castigo...

E então eu ouvi. Mesmo com o barulho das pessoas do shopping e o som baixo da TV, ouvi uma risada estranha. Ninguém em sã consciência teria uma risada daquelas. Tinha que ser do jogo. E então, eu notei! Quando Snake ficava parado, surgia ao seu redor um gráfico circular. Sempre que a risada ecoava, uma extremidade do círculo indicava a direção e a intensidade do som. Bingo!
- Cara, tá vendo esse gráfico circular ao seu redor? Ele indica a direção do som do inimigo. Viu? Segue essa direção!
E lá foi ele. Finalmente, aos poucos, ele foi descobrindo onde o chefe se escondia e atingindo ele, até que o derrotou. Mas isso ainda não era tudo. Uma animação surgiu e o inimigo perdeu o implante cibernético, revelando ser uma bela mulher. A luta continuou, desta vez frente a frente, sem disfarces ou esconderijos. Porém, a cada vez que o cara dava um tiro nela, ela esquivava de forma sobrenatural e não sofria qualquer dano.
- Agora é no braço, cara. O típico combate mano-a-mano. Dá porrada nela.
Eu achei mesmo que fosse isso, afinal, é comum em MGS alguns chefes só serem derrotados no punho, sem armas. Mas sempre que ele se aproximava dela, ela o abraçava e chacoalhava, causando dano. Era um pouco ridículo de se ver, e o cara logo começou a lançar blasfêmias contra Snake.
- Esse véi num faiz nada, véi mole, vai morrer de chacoalhada, blá, blá, blá.

Aí foi o auge da minha peruagem. Fiz o que nunca deve ser feito: pedi o controle.
- Cara, deixa eu tentar uma vez.
- Vai! Tú num é o bonzão? Mas também, se errar, vai levar salga.
Sabendo do risco que corria, procurei dar um ou dois golpes nela, em vão. Fui chacoalhado e precisei usar um ration pra não acabar levando um salga. Então, lembrei do bom Otacon.
- Snake, sempre que ela te abraça, você sofre dano. Não deixe ela se aproximar de você - disse Otacon pelo codec.
Ok, nada de golpes de caratê, então. Saquei a pistola e dei alguns tiros rápidos nela, que desviou de quase todos. QUASE. Ela era rápida, mas nem tanto. Troquei a pistola pra uma automática e sentei o dedo.
- DESVIA DE TODOS ESSE AGORA, SUA R#P#RIG#!!!!!!!! RÁTÁTÁTÁTÁTÁTÁ!!!

E ela pediu penico. Logo logo foi ao chão e rolou uma cut-scene, ao mesmo tempo em que eu me vangloriava e devolvia o controle para o cara. Ele foi dizendo que "se não fosse por esse esquema do som, eu teria ficado aqui a noite toda". E esses caras VENDEM esses jogos pras pessoas! Que tipo de marketing eles sabem fazer em cima do jogo, se eles nem sequer sabem o que é Metal Gear Solid? O máximo que eles vão conseguir é dizer: "Olha, esse é um jogo de tiro em que você joga com um véi meio molenga e que num agüenta nem uma chacoalhada. Se eu fosse tú, levava o wing elévi".

Malditos noobs...

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Clique aqui e assista a batalha contra Laughing Octopus.

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