segunda-feira, 12 de maio de 2008

Rebuild of Evangelion

Back again!

Quem conhece sabe que Evangelion foi um marco na animação japonesa, seja pela belíssima arte ou pela abordagem madura e profunda do anime. A série original conta com 13 episódios principais complementados por um filme - The End of Evangelion - que fecha a narrativa de forma magistral.

Agora, 13 anos após o anime ter sido exibido na TV japonesa e conquistado fãs no mundo todo, eis que é lançado o projeto
Rebuild of Evangelion, cujo intuito é recontar a história que todos já conhecemos em quatro filmes, condensando os momentos da série da TV com animação melhorada e cenas totalmente inéditas. O primeiro destes quatro filmes (veja o trailer) já foi lançado, intitulado Evangelion 1.0 - You Are (Not) Alone.

Eu assisti o primeiro filme e posso afirmar: os estúdios
Khara e Gainax desenvolveram uma obra-prima. A montagem ficou impecável, sem criar lacunas, apesar do resumo no roteiro. Na verdade, o anime é meio arrastado mesmo, e assim, o filme acabou se tornando bem mais objetivo, sem os nós e embaraços que deixam muitos que não conhecem a obra confusos. Tudo flui perfeitamente. O aspecto psicológico ainda é abordado com a mesma seriedade e a animação foi melhorada consideravelmente. Muitas cenas já vistas na série estão lá, mas com uma maquiagem renovada. Algumas cenas novas também foram inseridas, sem contradizer nada do que já existia no original. Uma bela e merecida homenagem.

Os demais filmes serão lançados ao longo deste ano, sendo o próximo com 90 minutos (igual ao 1.0) e os 3.0 e 4.0 com 45 minutos cada. Aparentemente, o último filme trará uma conclusão totalmente nova para a série, o que sinceramente me deixa bastante preocupado. Na verdade, o final de Evangelion é tão subjetivo que qualquer coisa que seja mostrada de inédito pode ser encarada como "um novo ponto de vista para a conclusão da história". Realmente, cada um tem seu próprio final para este grande anime.

________________________________

Evangelion 1.01 - You Are (Not) Alone

[Parte 1] [Parte 2] [Parte 3] [Parte 4] [Parte 5] [Parte 6] [Parte 7] [Parte 8] [Legenda]

O crédito dos links vai para o blog Sedentário & Hiperativo.
O arquivo está em formato mkv (instale o K-Lite Mega Codec Pack). A legenda foi revisada e editada por mim.

Nenhum comentário: