segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Monster

Eu não sou um aficionado e nem um profundo conhecedor de animes. Não gosto de Tokusatsu, nem de Cavaleiros do Zodíaco, mas eu definitivamente sei que não há ninguém no mundo que consiga desenvolver um roteiro melhor do que um japonês. Monster é uma prova cabal disso.

Monster é um anime adulto, denso e pesado. Seu foco é claramente psicológico. Ele aborda questões fundamentais como a vida e a morte de forma surpreendente. Para ilustrar isso, pensem num filme do Stallone/Schwarzenegger/Damme/Norris. São centenas de mortos por segundo. Ninguém se importa, certo? Errado. É claro que alguém se importa. No mundo real, a morte não é tolerável. As pessoas podem até conviver com ela, mas isso não quer dizer que elas sejam descartáveis. Alguém sempre se importa com alguém.

E matar? Os brucutus dos filmes de ação matam sem hesitar. Atiram sem piedade. Destroem seus inimigos das formas mais brutais e criativas que se possa imaginar. Mas e você? Mataria alguém? E se a sua vida dependesse disso? Faria a sua própria justiça? E se a resposta for um sim, de que forma isso o afetaria? Que tipo de pensamento surgiria em sua mente deste dia em diante? Conseguiria dormir tranqüilo? Começaria a ver fantasmas? Viveria o resto da vida em penitência?

Este deve ser o post mais cheio de interrogações que eu já escrevi aqui. O que eu realmente quero dizer é que, apesar de todos nós acharmos que já sabemos a resposta de todas estas perguntas, a verdade é que a vida real é bem mais complicada. Complicada porquê existem emoções envolvidas, e não se pode prever emoções. Não se pode prever a hesitação, a dúvida, o medo, a ansiedade, a raiva. Elas afetam seu raciocínio lógico, sua noção exata do mundo. Elas te prendem num ponto único e te mandam decidir rapidamente e sob forte pressão.

É por isso que este anime é tão bom. Ele me faz pensar nestas coisas todas. Me mostra o interior da mente das pessoas. Me conquista a cada nova personagem inserida na história. Me intriga em tentar descobrir, apesar disso tudo, quem é quem, afinal. E me faz descobrir que, mesmo naqueles que aparentam a maior beleza, pode existir um monstro.

_________________________________

Aqui no Brasil? Você pode comprar o mangá, publicado pela Conrad. O anime? Só baixando, meu filho. Clicando aqui você tem todos os episódios em mkv, mas clicando AQUI você tem todos em torrent com alta qualidade e formato divX (necessita de cadastro). Maravilha!

Como prévia, assista a abertura no YouTube clicando aqui.

Nenhum comentário: