quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Baixando vídeos do YouTube

Este é certamente um post de utilidade pública. Muita gente já tem as manhas e tal, mas muita gente também se enrola na resolução desta tão importante questão - afinal, é possível baixar vídeos do YouTube? A resposta é SIM, e direi como:

__________________________________

1 - A primeira coisa a se fazer é, obviamente, ter algum vídeo para baixar. Portanto, agora, copie a url (aquele endereço compridão que aparece lá em cima e inicia com http) do seu vídeo do YouTube e siga em frente.


Ehrr... pra copiar, você seleciona o texto e dá um bom e velho CTRL+C.

__________________________________

2.1
- Se você (ainda) usa Internet Explorer:



2.1.1 - Acesse o site www.keepvid.com e cole (CTRL+V) a url que você conseguiu com muito suor e tempo perdido no YouTube. Clique no botão DOWNLOAD e, após alguns segundos, surgirá um link (clique na imagem abaixo).


Clique no link e surgirá a janela de download. O resto você já sabe (eu espero).

2.1.2 - O site www.javimoya.com realiza exatamente a mesma função, porém, não estava funcionando no momento dos meus testes. Provavelmente estava em manutenção (ou não).

__________________________________

2.2
- Se você usa Mozilla Firefox:



2.2.1 - Você pode usar o mesmo procedimento usado no Internet Explorer, mas o Firefox tem essas coisas maravilhosas chamadas extensões, também conhecidas como add-ons. Elas são, basicamente, complementos que se integram ao browser para realizar tarefas específicas, no nosso caso, baixar vídeos do YouTube. Acesse o menu Ferramentas > Complementos. Na janela que abrirá, clique no link "mais extensões".


2.2.2 - Na página que abrirá, faça uma busca por "Video Download". Esta é uma ótima extensão para Firefox, e é a que eu uso. Clique no link que surgirá no resultado da busca (clique na figura abaixo), e em seguida em "download". Uma janela de instalação surgirá. Apenas clique em "instalar agora".


Você vai precisar "reiniciar o Firefox" após a instalação, que por sinal, é bastante rápida. Isso significa apenas que o Firefox vai fechar e abrir novamente, carregando ainda todas as páginas que você estava vendo antes de reiniciar.

2.2.3 - A extensão já está funcionando. Para baixar os vídeos, abra a página do YouTube onde ele se encontra e clique com o botão direito em qualquer parte. Selecione a opção "download video". Na janela que surgirá, aguarde alguns segundos e clique no link "download". O resto você já sabe.


__________________________________

3
- Vale lembrar um detalhe importantíssimo: o formato dos vídeos baixados será FLV. Para rodar no seu player de vídeo padrão, você precisará de um codec. Meu conselho é que você baixe o
K-Lite Mega Codec Pack e nunca mais tenha problemas para rodar vídeos na sua vida. Você também poderia converter o formato FLV para qualquer outro, mas aí já seria outro tutorial...



Espero que tenha sido útil. Inté!

Nenhum comentário: