segunda-feira, 17 de julho de 2006

O Homem de Aço está de volta!


E aí turma? Segunda-feira, dia internacional da preguiça, tirei um tempinho pra falar do meu fim de semana. Mais especificamente, sobre o lançamento mais recente nos cinemas: Superman Returns.

A verdade é que eu nunca fui muito fã do homem de aço, a não ser nos desenhos da liga da justiça, e eu sempre achei que aquele figurino extravagante nunca funcionou bem nos cinemas. Mas, no fim das contas, todos os defeitos foram esquecidos e o filme se mostrou digno. Equiparo-o agora ao Homem-Aranha como uma das mais perfeitas adaptações de heróis dos quadrinhos para as telonas.

Pude conferir com meus próprios olhos a grandiosidade do filme. Sim, caros amigos, pois como já sabem, estou na capital, onde existem cinemas! E Superman não me decepcionou em nenhum momento. Não se preocupem, não vou contar nada que vá estragar a surpresa dos que ainda não viram... acho.

Primeiro, já assisti ao início do filme enganado, pois achava que seria contada a história desde a gênese (com a destruição de kripton e o jovem Superman sendo mandado à Terra ainda bebê), mas me enganei, e redondamente. O filme prossegue de onde o último filme (é, aquele antigão mesmo) parou. O homem de aço, porém, ao ouvir falar que astrônomos encontraram vestígios de kripton em algum lugar do universo, teve de se ausentar para conferir ele mesmo tal fato. Assim, a terra passou 5 anos sem Superman, seu maior protetor. As pessoas perderam a fé em sua volta e o mundo deu as costas ao homem de aço, uma vez que achavam que o homem de aço havia dado as costas a ele. Mas ele voltou, como eu disse, 5 anos depois. Porém, as coisas já não são as mesmas: Lois Lane casou e teve um filho, e Lex Luthor saiu da prisão e está milionário novamente.

Um dos pontos mais interessantes em todo o filme é a forma como enfatizaram o caráter do personagem. Apesar da postura firme e durona, podemos notar que embaixo daquele escudo existe uma alma humana com desejos humanos: Amor e Família. Sonhos impossíveis para alguém na situação dele. A forma como Superman tenta lidar com as mudanças que ocorreram durante sua ausência demonstram a nós que existe uma fragilidade emocional nele. É, não é só a kriptonita que afeta o cara.

Falando de aparência, achei que o uniforme funcionou bem neste novo filme: clássico e ao mesmo tempo moderno. Os efeitos especias arrasaram. A cena do salvamento do avião foi, acho eu, a mais incrível cena de todo o filme, e uma das melhores cenas de ação que já vi! E tudo à luz do dia, sem sombras para disfarçar os defeitos da computação gráfica. A atriz que interpreta Lois Lane foi muito bem escolhida: o tipo de beleza que não chega a ser extravagante. Dizem que o ator que faz o Superman também é bonito, mas não saberia definir (...).

O filme ficou muito bem composto, numa salada completa de humor (nas cenas de Lex Luthor, que se mostrou um piadista incorrigível), ação e emoção. Uma boa pedida para todas as idades. Veja também e tire suas próprias conclusões.

Até a próxima!

Nenhum comentário: